Dr. Gustavo Capobianco

CRM 26.819 | RQE 155

RITIDOPLASTIA

service single page image

RITIDOPLASTIA

Nº do CRM:
Atende Plano/Seguro? :

Fale diretamente conosco:

Nosso Trabalho

Candidatos:
Geralmente homens e mulheres acima de 40 anos, embora alguns pacientes entre trinta e quarenta também possam se beneficiar desta cirurgia.

Objetivo:
Melhorar o sulco profundo que vai do nariz ao canto da boca, as bochechas, a linha da mandíbula e as maçãs do rosto. Ela ajuda também a melhorar a flacidez da pele, o “papinho” e a pele flácida no pescoço, retirando o excesso de pele, corrigindo os músculos e remodelando a pele. Pode ser feita em conjunto com a plástica da fronte e a blefaroplastia para corrigir as sobrancelhas e as pálpebras.

Incisões e técnica:
Existem diferentes variações da plástica de face. A incisão é geralmente colocada na frente e atrás da orelha, escondida pelos sulcos naturais. De trás da orelha a incisão entra no couro cabeludo, escondida pelo cabelo. O lóbulo da orelha deve ficar solto e natural, evitando a aparência esticada. Às vezes uma pequena incisão embaixo do queixo pode ser usada para ajudar a corrigir os músculos do pescoço. Se necessário as estruturas profundas da face e do pescoço também serão reposicionadas. A pele é puxada para cima e para trás e o excesso é retirado. O aspecto deve parecer normal e não esticado. Para corrigir o pescoço pode ser também usada a lipoaspiração ou lipoescultura, melhorando o contorno. Um dos aspectos mais importantes da cirurgia da face é a reposição do volume perdido. Isto pode ser conseguido seja através da dobra e sutura de estruturas profundas ou por injeção de gordura, aspirada de outra região.

Duração:
Duas a quatro horas. Anestesia: Local com sedação ou geral.

Internação/Ambulatório:
Geralmente ambulatorial. Alguns pacientes precisam de 24 horas de internação.

Recuperação:
Volta ao trabalho: 10 a 14 dias. Atividades físicas mais desgastantes: duas semanas ou mais. Equimoses: 2 a 3 semanas. Evitar exposição ao sol por dois meses.

Riscos:
As complicações da plástica de face não são freqüentes. Hematoma (acúmulo de sangue sob a pele), infeção, sangramento e reações a anestesia. Algumas incisões podem ser visíveis devido a variações na cicatrizacão e podem ter de ser retocadas. Lesão temporária de nervos que controlam os músculos da face ou a sensibilidade são raramente permanentes. Assimetria e mudança na linha de implantação dos cabelos.

Detalhes:
Esta plástica não corrige as rugas ao redor da boca. A escolha da técnica depende da espessura, textura e elasticidade da pele, da intensidade das rugas e sulcos. Em geral a exposição excessiva ao sol produz mais rugas e a plástica de face terá de ser combinada com um peeling a laser (resurfacing) para eliminá-las. A escolha do local das incisões vai depender da linha de implantação do cabelo. Outro procedimento comumente associado à plástica de face é o rejuvenescimento do nariz (veja Rinoplastia). Os fumantes devem parar de fumar antes da cirurgia. Deve-se evitar tomar aspirina, que pode provocar sangramento. Um curativo pode ser usado para cobrir a cabeça e diminuir o inchaço. Drenos podem ser usados para evitar o acúmulo de líquidos. A recuperação varia muito. Dormir com a cabeça elevada ajuda a diminuir o inchaço e as equimoses. Os curativos e drenos são retirados em um a dois dias. Assimetria temporária é normal e pode ser causada pelo inchaço e equimoses. As equimoses devem desaparecer em duas a três semanas. Maquiagem corretiva pode ser aplicada dentro de alguns dias. A insensibilidade pode durar várias semanas. Exposição ao sol só é permitida depois do primeiro mês. É necessário esperar várias semanas para poder avaliar o novo visual. Como o processo de envelhecimento continua, alguns paciente preferem fazer novas melhoras no seu visual. Alguns homens podem ter que se barbear atrás das orelhas para onde vai a pele com barba.

Duração dos resultados: 
Geralmente de cinco a dez anos.

Outros Serviços

OTOPLASTIA

OTOPLASTIA

Candidatos: Em geral crianças entre 4 e 14 anos de idade, mas também adul

Saiba Mais

BRAQUIOPLASTIA

BRAQUIOPLASTIA

A indicação primária para a plástica dos braços é uma moderada ou gra

Saiba Mais

PÓS BARIATRICA

PÓS BARIATRICA

A atuação da equipe em Cirurgia Plástica Pós-Bariátrica foi desenvolvi

Saiba Mais